terça-feira, 30 de agosto de 2011

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.




BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81.


  O texto:” A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX”, de Maria Helena Silveira Bonilla fala das transformações que estamos vivenciando. Tais mudanças são mais velozes do que as do passado, pois, são mais extensas, envolvem um número maior de pessoas, instituições e territórios. Essas transformações nos fazem necessário fazer um reexame das principais proposições e valores culturais.
  Com o surgimento de questionamentos e mudanças no campo científico e tecnológico, a noção de ordem passa por ressignificações, levando a uma nova Cosmovisão, em que a relação do homem com a natureza é considerada interativa.
  É preciso analisar essa concepção de escola, que não integra a contemporaneidade, como as tecnologias, à educação. Como futuras educadoras não devemos considerar a tecnologia como mero instrumento. Devemos reconhecer que através dessa, as linguagens, os ritmos, os pensamentos, assumem funções cognitivas.
  Para este fim devemos considerar educação como multidisciplinar, em que os espaços externos à escola são fundamentais para o processo de aprendizagem dos alunos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário